sexta-feira, 8 de abril de 2011

Textos para a Mostra Cultural – Bomba Atômica e Radiotividade


·
Bomba Atômica – efeitos

Os efeitos predominantes de uma bomba atômica são a explosão e a energia térmica (calor), a liberação de radiação (raios-X, gama, nêutrons) e o pulso eletromagnético. Em relação aos efeitos térmicos da bomba, estes são muito semelhantes aos dos explosivos convencionais de alta potência. A principal diferença é a capacidade de liberar uma quantidade imensamente maior de energia de uma só vez.

O dano produzido pelas três formas iniciais de energia liberada (calor, pulso eletromagnético e radiação) difere de acordo com o tamanho da arma. As bombas de nêutrons, por exemplo, foram criadas para produzir o máximo possível de radiação, enquanto a bomba de PEM para liberar energia eletromagnética na faixa das micro-ondas.

A energia liberada na explosão segue a equação de Einstein, E=mc², onde E é a energia liberada, m é a massa da bomba que "some" na explosão e c (celeritas) é a velocidade da luz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear#Efeitos

· Efeito de Radiação no Corpo Humano (unidade: gray (Gy))

100 Inconsciente ou em coma. Morte dentro de algumas horas
10 Destruição dos ossos, severa doença de radiação e redução de glóbulos brancos. Morte dentro de 30 dias.
1 Náusea e vômito. Redução de formação de células dos ossos e temporária redução dos glóbulos brancos.
0.1 Mudanças nas veias linfáticas produzidas nos ossos.
0.01 Sem sintomas aparentes

http://www.mundovestibular.com.br/articles/68/2/BOMBA-ATOMICA/Paacutegina2.html

· EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NOS ORGANISMOS

Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., Muitas vezes pode levar a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).

Estar em contato com a radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível.
A radiação ataca as células do corpo, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células. Isso provoca, com o tempo, conseqüências biológicas no funcionamento do organismo como um todo; algumas conseqüências podem ser percebidas a curto prazo, outras a longo prazo. Às vezes vão apresentar problemas somente os descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alteração genética induzida pela radioatividade.

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/radioatividade/p2.php

Nenhum comentário: